Docentes

Maria Ema de Assunção Palma

Maria Ema de Assunção Palma

Licenciada em Auditoria pelo ISCAL e licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Revisora Oficial de Contas, sócia da MGI & Associados, SROC, Lda., sendo a responsável pelo escritório de Lisboa, com 29 anos de experiência em auditoria financeira. Foi Manager de auditoria na Ernst & Young, onde permaneceu 10 anos tendo responsabilidades na condução e gestão de auditorias de grandes empresas, designadamente aos Grupos Expo, RTP, ANA, NAV e Robert Bosch. No âmbito destas funções foi igualmente responsável por trabalhos de auditoria em empresas localizadas em Angola, nomeadamente na Texaco, Braspetro e Total.
Em 2000 constituiu uma sociedade de Revisores Oficiais de Contas, onde desempenhou as funções de sócia responsável pela gestão do Departamento de Auditoria, nomeadamente ao nível de recursos humanos e aspetos técnicos e pela gestão e coordenação de alguns dos clientes mais significativos da sociedade, nomeadamente Grupo Erich Brodheim, Grupo SGC, Grupo Marfilpe e Grupo Cinveste. Adicionalmente, coordenou trabalhos de consultoria financeira no âmbito de aquisições de empresas (due diligences) em Portugal, Espanha, Itália e Brasil.
Ao longo do seu percurso participou ainda em projectos especiais, nomeadamente:
• Elaboração de consolidações de Grupos de empresas;
• Emissão de Declaração sobre a verificação financeira de projectos de investimento financiados pelo POE – Programa Operacional da Economia, pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento;
• Apoio na implementação do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC)
Desempenhou ainda funções de docência convidada no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e de Empresas (ISCTE) e na Overgest (Pós-Graduações em Auditoria Financeira).
Formadora em diversas ações, nomeadamente ao nível das alterações introduzidas pelo novo SNC - Novo Sistema de Normalização Contabilística e das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) em diversas empresas. Formadora no Departamento de Formação da Assembleia da República (Auditoria Interna para organismos na dependência deste órgão).