Engenheiro Naval – Ramo Mecânica | Marinha Portuguesa
O Engenheiro Ribeiro da Silva nasceu em 1967, tendo sido admitido na Escola Naval em 1986, no Curso de Engenharia Naval-Ramo de Mecânica. É licenciado em Ciências Militares Navais, tendo sido promovido a Guarda Marinha em 01 de outubro de 1991.
Conta com diversas comissões de embarque a bordo dos navios da Marinha, como Chefe de Serviço e Chefe de Departamento.
Desempenhou diversas funções no Organismo de Direção Técnica (Direção de Navios).
Frequentou diversos cursos no âmbito da Segurança Industrial, Segurança contra Incêndios, Segurança e Higiene no Trabalho, Sistemas de Gestão da Segurança e Sistemas de Gestão Ambiental, e Implementação de Sistemas da Qualidade ISO 9001:2015. É Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho desde 2002. Em 2017 concluiu o Programa Geral de Gestão (Executivos) na Católica-Lisbon School of Business & Economics. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.
Participou como palestrante em diversos seminários e congressos nacionais e internacionais, destacando-se “Exercícios - Instrumento Fundamental nas Atividades da Proteção Civil” - SEGUREX2009, “A Engenharia na Marinha” (2010), realizado na Ordem dos Engenheiros, “Congresso Luso Brasileiro de Segurança e Saúde Ocupacional” (2017), no Rio de Janeiro, Brasil, e no Congresso Vertentes e Desafios da Segurança, 2016 a 2022. Publicou diversos artigos na Revista Segurança.
De julho de 2005 a fevereiro de 2012 foi Coordenador do Treino e Avaliação das Unidades Navais de Superfície.
Desempenhou funções na Inspeção-Geral da Marinha como Coordenador da área de Segurança e Saúde no Trabalho e Ambiente.
Entre julho de 2014 e fevereiro de 2016 desempenhou funções de Assessor Permanente do Projeto de Apoio à Marinha de Guerra Angolana.
Entre março de 2018 e agosto de 2020 esteve em Comissão de Serviço na Arsenal do Alfeite, S.A..
Desempenhou funções como Subdiretor de Infraestruturas, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, cumprindo de seguida uma comissão na Cooperação no Domínio da Defesa com a República de Angola, até março de 2022.
Atualmente é o Chefe da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização para a construção dos Navios de Patrulha Oceânicos.
Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações.