Docentes

Ricardo Filipe de Frias Pinheiro

Ricardo Filipe de Frias Pinheiro

Mestre Gestão e licenciado em Gestão e Administração de Empresas.
Ingressou na área de Auditoria da PwC em novembro de 1981 e foi posteriormente admitido como Partner da área de Assurance em 1991, tendo sido responsável pela formação interna, pelos serviços de gestão de risco e pela coordenação dos trabalhos de auditoria em entidades financeiras. No âmbito de um programa de intercâmbio para partners trabalhou no escritório de Londres da PwC em projetos locais e pan-europeus de Assurance. Durante quatro anos exerceu o cargo de Territory Senior Partner das atividades de Assurance e Advisory da PwC em Portugal.
Em janeiro de 2012 foi admitido como Partner na área de Assurance da EY, onde posteriormente assumiu as funções de Country Assurance Leader. Como Partner, quer da PwC, quer da EY, foi membro do Órgão de Fiscalização, Fiscal Único ou Revisor Oficial de Contas em diversos grupos e empresas nacionais e multinacionais do sector financeiro e não-financeiro, cotadas e não-cotadas.
Em julho de 2017 deixa a para assumir a gerência da Companhia Agrícola da Assencada, empresa de cariz familiar.
Em julho de 2018 iniciou as funções de membro do Conselho Fiscal do Banco BPI, S.A.
Entre 2004 e 2014 assegurou funções de docente, nas áreas de auditoria e contabilidade financeira, ao nível do Mestrado e da Licenciatura em Gestão, da Universidade Católica Portuguesa. Anteriormente, entre 1995 e 2003, exerceu funções de docente nas áreas de controlo financeiro, matérias ambientais, auditoria em seguros e contabilidade financeira em Cursos de Pós-graduação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, do Instituto Superior de Economia e Gestão e do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa.