Docentes

Rui Vinhas da Silva

Rui Vinhas da Silva

Elemento de Direção

CV Profissional
• Professor Catedrático ISCTE-IUL - Full Professor
• Membro da Comissão Executiva ISCTE Executive Education (desde Fev 2019)
• Presidente do COMPETE 2020 (2014-2016);
• Professor Associado na Universidade de Manchester, Manchester Business School, Reino Unido (desde Abril de 2008) e posteriormente no ISCTE desde Abril de 2010, com Agregação desde Setembro de 2011- Presente
• Professor Auxiliar de Setembro 1999 a Abril de 2008 e Research Fellow (Post Doc.) de 1998 a 1999 na Universidade de Manchester;
• Diretor do Master in Corporate Communications and Reputation Management (2004-2006)
• De 1998 a 2010, ministrou os programas de Full-Time e Executive MBA e PhD na Manchester Business School
• Através da Manchester Business School (1998-2010) efetuou dezenas de programas de formação de executivos e projetos de consultoria, designadamente nas seguintes organizações: PWC, Baskin Ridge, New Jersey (Abril 2008); AMAC (British senior military officers) (2000-2004); TACIS (Executivos de empresas Russas ministrado em Manchester) (2000-2002); e administração pública, Sunway University College, Port Dickson, Malásia (Maio, 2009);
• Ministrou Programas de Mestrado ou de formação de executivos como Professor Convidado nas seguintes instituições entre 2000-2010:
• Universidade de São Paulo (Faculdade de Economia e Administração- MBA Varejo) (2000-2004);
• Instituto Superior Técnico (IST) (Mestrado de Logística, 2000-2005);
• Universidade Católica do Porto (MBA Atlântico, 2011);
• ISCTE-INDEG (vários Mestrados Executivos, 2000-2012),
• CADAP (Curso de Alta Direcção na Administração Pública) e CADAL (Curso de Alta Direcção na Administração Local) (INA) (2005);
• EDP (2011-2012);
• ADENE (Agência para a Energia), 2009 e 2010)
• Trabalhou no sector bancário Canadian Imperial Bank of Commerce e Sottomayor Bank Canada (1989-1992).
• Oficial da Força Aérea Portuguesa (1984-1988);
Síntese de Qualificações Académicas:
• 2011, Provas Públicas de Agregação em Gestão de Empresas, ISCTE;
• 1999, Post-Doctorate, Pós-Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido
• 1998, Doctor of Philosophy (PhD), Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido;
• 1994, Master in Business Administration, MBA, Aston Business School, Aston University, Birmingham, Reino Unido;
• 1992, BA Honours (Marketing), York University, Toronto, Canadá;
• 1991, BA (Economics), York University, Toronto, Canadá;
• 1991, BAS (Administrative Studies), York University, Toronto, Canadá;
• Bolseiro da JNICT (""funded"" a 100%) nos programas de Doutoramento e Pós-Doutoramento de 1994 a 1999.
Prémios e Distinções
• Venceu o “Teacher of the Year Award” do Mestrado de Marketing no ISCTE nos anos lectivos 2010-2011 e 2012-2013 (aqui co-eleito com outro).
O seu trabalho de investigação tem 2871 citações Google Scholar, 94 citações WoS e 639 citações SCOPUS, em 36 artigos, dos quais 18 são ABS, 15 em Marketing (6 ABS 3).
Publicou em revistas reputadas tais como: Industrial Marketing Management, European Journal of Marketing, Psychology and Marketing ou Business Strategy and the Environment
2019- COST-CHERN European Cooperation in Science and Technology, China Research Network, Management Committee Member (Projeto de Investigação Atribuido em 2019)
Para além de artigos científicos, desde 2010 Vinhas da Silva publicou 4 livros:
""Porque não cresce a economia portuguesa? Uma viagem às boas empresas de Portugal"", (2018), Caleidoscópio Editora, Lisboa, ISBN: 9789896585471

“Competitiveness in the Real Economy: Value Aggregation, Economics and Management in the Provision of Goods and Services”, (2013), Gower Publishers, ISBN 978-140-946-122-7 (In display and available in the Library of the United States Congress and in the British National Library)

“A Competitividade das Nações no Século XXI: Um Roadmap Estratégico para a Economia Portuguesa” (2013) com Natália Teixeira, Caleidoscópio Editora ISBN 978-989-658-221-0
“Os Novos Desafios da Economia Global: Uma Visão Crítica da Competitividade Nacional” (2010) Caleidoscópio Editora, Lisboa, ISBN 978-989-658-060-5
Vinhas da Silva tem interesse na área de competitividade nacional, ""country branding"" e reputação