Investimento estratégico com elevado retorno

Posted by Iscte Executive Education_ on May 6, 2025 11:01:25 AM

No competitivo mercado atual, os programas do Iscte Executive Education destacam-se pela abordagem prática e resultados comprovados,
com aumentos salariais médios de 15% a 18% após a formação.

Num cenário empresarial em constante transformação, executivos de topo em Portugal têm encontrado no Iscte Executive Education o parceiro estratégico para reinventar carreirase conquistar novas posições de liderança. Neste contexto, a instituição posiciona-se entre as melhores escolas do
mundo, sendo reconhecida pelo Financial Times como uma das 50 melhores instituições de formação executiva a nível global. Esta distinção resulta de uma estratégia consistente de inovação e
proximidade ao tecido empresarial.

Segundo José Crespo de Carvalho, presidente da instituição, "O Iscte Executive Education distingue-se por uma abordagem prática, centrada na aplicação rápida de conhecimentos em contexto real, e pela proximidade ao tecido empresarial". Esta proximidade traduz-se numa aposta forte "na ligação à
inovação, à transformação digital e inteligência artificial e ao desenvolvimento de competências de liderança”, sempre com conteúdos atualizados e alinhados com as necessidades do mercado.

Read More

Liderança servidora: porque até os líderes precisam de marketing pessoal!

Posted by Iscte Executive Education_ on May 2, 2025 10:45:28 AM

O verdadeiro desafio da liderança não é ser apenas um servidor ou apenas ser um comandante. É ser ambos, na medida certa.

Nos últimos tempos muito se tem enfatizado e endeusado a “liderança servidora” — um conceito que propõe que o verdadeiro líder seja aquele que serve primeiro, coloca as necessidades dos outros à frente das suas e conduz as organizações com humildade, empatia e altruísmo. Perfeito. A ideia, popularizada por Robert Greenleaf nos anos 1970, é bonita, inspiradora e, à primeira vista, parece ser o caminho último para uma gestão mais humana e mais eficaz.

Mas será que, no mundo real, é possível praticar liderança servidora de forma plena? Ou estaremos diante de mais um conceito deslumbrante, muito embora impraticável nas organizações correntes? Sejamos honestos e vejamos:

  • Olhe-se a realidade inescapável dos números
  • Olhe-se a natureza imperfeita das pessoas
  • Olhe-se à dificuldade de equilibrar serviço e liderança
  • Olhe-se ao mito porquanto temos de ficar pela prática possível
  • Olhe-se à verdadeira dimensão do desafio

O reconhecimento humano do que não é possível, muito embora ambicionável em várias circunstâncias, faz-nos caminhar para o melhor. Mas é bom que não nos ponhamos no papel pleno da assunção das características servidoras universais. Precisamente porque uma organização paga salários e tem famílias e pessoas na sua esfera, não podendo nunca dar-se ao luxo de apenas servir. O resto, bom, o resto é marketing pessoal para líderes. E os líderes gostam que se diga deles o quão bons são a servir. Oh, se gostam! Mas é ou será essa a realidade? Sejamos honestos!, afirma José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education.

Read More

Executive MBA do Iscte Executive Education distinguido entre os 50 melhores da Europa

Posted by Iscte Executive Education_ on May 2, 2025 10:29:06 AM

Pelo quinto ano consecutivo, o Executive MBA do Iscte Executive Education figura entre os 50 melhores da Europa, de acordo com o ranking QS Executive MBA 2025

Na 9.ª edição do ranking QS World University, o programa desenvolvido em parceria com a Iscte Business School alcançou uma classificação global de 47,6%, ocupando a 44.ª posição a nível europeu entre os 205 programas avaliados em todo o mundo.

O desempenho do Iscte Executive Education foi particularmente forte nos indicadores “Career Outcomes” – que medem a progressão na carreira e o aumento salarial dos diplomados – e “Executive Profile”, que avalia a experiência profissional e de gestão dos participantes. Nestes critérios, o programa obteve pontuações de 86,3% e 72,8%, respetivamente, ambas superiores à média global e representando uma evolução face a 2024.

“Cinco anos consecutivos e cinco vezes entre os 50 melhores Executive MBA’s da Europa. Repare-se que existem mais de 4000 escolas de gestão na Europa, a maioria com MBAs e Executive MBAs. Figurar nos 50 melhores da Europa é um orgulho para nós e a certeza de que estamos no caminho certo. Ninguém consegue o mesmo feito por 5 anos consecutivos sem ser pelo mérito que o produto tem. Pela comunidade que envolve. Pelos docentes, empresas e staff que envolve. Pelos magníficos participantes que tem tido. Tudo junto, e podemos dizer que são “5 years in a row”. E são apenas os primeiros 5 anos de uma séria mais longa, para continuar”, afirma José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education.

Read More

O sucesso não é um lugar onde se chega, é um estado de ser

Posted by Iscte Executive Education_ on Apr 30, 2025 1:23:56 PM

Com uma sólida experiência em gestão financeira e liderança, Ana Dâmaso, uma mulher empreendedora e com visão para os negócios, desvenda alguns detalhes sobre a Cidade do Padel, um projeto promissor que terá um grande impacto
a nível desportivo, social e económico.

Pode começar por nos falar um pouco sobre si? Quem é a Ana Dâmaso e como tem sido o seu percurso profissional até agora?

Sou uma mulher que vive com paixão e intenção. O meu percurso tem sido guiado por uma vontade profunda de contribuir para projetos que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Cresci em ambientes exigentes, como o Instituto de Odivelas e os Pupilos do Exército, que me ensinaram o valor da responsabilidade, da disciplina e da entrega. Mas foi ao longo da vida profissional que aprendi a aliar a estrutura à empatia e a estratégia ao impacto.

Formei-me em Contabilidade e Administração, especializei-me em controlo financeiro e fui sempre evoluindo para funções de maior responsabilidade. Passei pela auditoria, pela direção financeira, pela liderança executiva e por contextos associativos nacionais e internacionais. Em tudo o que faço, o meu foco está nas pessoas — em criar estruturas que as libertem, em desenvolver negócios que as sirvam, em promover mudanças que gerem impacto real.

Ao longo da sua carreira, tem investido bastante na formação, como demonstra o Executive MBA que concluiu recentemente no Iscte Executive Education. Considera que a formação contínua é essencial para o sucesso?

Sim, acredito profundamente nisso. O Executive MBA que conclui agora no Iscte Executive Education em colaboração com a London Business School, foi mais do que uma formação académica —uma travessia interior. Um desafio para refletir sobre quem somos como líderes, como agentes de mudança, como seres humanos.

A formação contínua é liberdade: abre portas, expande a visão, ajuda-nos a reposicionar o nosso lugar no mundo. Sempre tive sede de aprender, mas hoje sei que aprender é também uma forma de
me manter viva, curiosa e preparada para fazer parte de soluções maiores.

Read More