Quanto menos idade têm as pessoas que entram nas empresas (para efeitos de trabalho, e vamos colocar aqui a fasquia entre os 18 e os 27 anos de idade à data de 2024) mais probabilidade terão de ter “absorvido” uma lógica e uma aproximação às empresas que é substancialmente diferente da aproximação ao trabalho de há uns anos (e não são muitos).
O contexto de segurança psicológica, por exemplo, é para estas novas gerações mais importante que nunca. Mais ainda, e se quisermos trazer, no sentido pejorativo, as alcunhas com que foram batizados rapidamente chegaremos à mais universal: snowflakes.
Isto tem tudo a ver com segurança psicológica (ou muito tem a ver): a expressão de ideias, preocupações e erros deve poder ocorrer sem temor de penalização. Assim reclamam os liderados. Mas isso tem também, e muito, a ver com a sua própria insegurança e uma gigante ausência de força psicológica, leia-se resiliência. É evidente que reclamar segurança psicológica é um must para gente mais nova, a entrar no mercado de trabalho ou nele há pouco tempo. Ou isso ou nada.
-Consulte o artigo completo na Link to Leaders