Liderança: Ninguém quer saber!

Autor:

O tempo é o de falar muito, escrever muito e ensinar muito sobre o que é liderança: “Quinze passos para liderar”, “As competências críticas da liderança”, “Os oito segredos mais escondidos”. O problema? A vida não é um manual. Na realidade, ninguém quer saber de ti ao ponto de carregar o peso das tuas escolhas, dos teus fracassos ou das tuas ambições. Ponto.

"Essa é a primeira grande lição de vida, antes mesmo de chegar à liderança: ninguém vai viver a tua vida por ti. Não é o teu chefe, não são os investidores, não são os colegas, não são os teus dependentes hierárquicos, não é a tua equipa. Esquece. Muitas vezes não são nem os teus amigos. Vão aplaudir-te, invejosos, quando ganhas, mas não vão lamentar nada quando perdes, nem vão carregar o teu fardo. Essa responsabilidade é tua."

"À primeira vista, é duro. Na verdade, é libertador. Quando percebes que ninguém vai resgatar o teu projeto, ninguém vai garantir a tua promoção e ninguém vai fazer nada por ti, então começamos a construir a disciplina que falta, deixas de desperdiçar tempo a esperar reconhecimento e começas mesmo a agir. Às vezes pode é ser tarde demais para o que queres."

"Liderança é isto: responsabilidade intransferível, foco nos resultados e coragem para avançar sem esperar que alguém se importe o suficiente para o fazer por ti. Ninguém quer saber. E é exatamente por isso que a liderança importa." reforça José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education.

- Consulte o artigo completo no Link to Leaders