ECONOMIC FOOTPRINT
OF TABAQUEIRA/PMI IN PORTUGAL
Estudo sobre o impacto económico e social da
indústria de tabaco em Portugal

O estudo do Iscte Executive Education sobre a pegada da Tabaqueira, afiliada da Philip Morris International (PMI) em Portugal, avalia o contributo que a empresa deu para o desenvolvimento socioeconómico do país.
O investimento realizado desde a privatização da empresa em 1997 – 422 milhões de euros – mudou radicalmente o perfil da Tabaqueira que passou a ser uma das principais empresas exportadoras do País e uma das que mais contribui para a receita fiscal do Estado.
Ao mesmo tempo que celebra um legado de décadas de história, a fábrica da Tabaqueira tem vindo a receber investimento em tecnologia avançada, desempenho ambiental certificado e recursos humanos altamente especializados.
A produtividade na Tabaqueira por trabalhador atingiu os 109 mil euros, o que representa mais do dobro da média em Portugal. Com mais de três mil fornecedores, maioritariamente PME, a Tabaqueira tem uma cadeia de valor que ultrapassa das 44 mil pessoas.
A PMI está a liderar uma transformação para um futuro sem fumo, com forte investimento em inovação, emprego e sustentabilidade, reforçando a competitividade industrial europeia e o papel estratégico de Portugal através da Tabaqueira.
Com polos de referência, como o IT Hub e o Finance Hub, a Tabaqueira afirma-se como um motor de tecnologia e talento, reforçando o posicionamento de Portugal na rede europeia da PMI e contribuindo para um futuro sem fumo, sustentado por ciência, tecnologia e desenvolvimento económico.
Juntos, fazemos a diferença.
Conheça a Pós-graduação em ESG: Reporting e Gestão Sustentável