Este programa visa capacitar profissionais de saúde na aplicação de metodologias de gestão de projetos, promovendo a eficácia nas fases de conceção e de planeamento de iniciativas em contextos clínicos e organizacionais. Com base em boas práticas e em casos reais do setor da saúde, os participantes desenvolvem competências para estruturar projetos sustentáveis, alinhados com objetivos institucionais, promovendo impacto mensurável e melhoria contínua nos processos de cuidados e gestão.
Nota pedagógica: esta edição foca-se nas fases de conceção e planeamento de projetos na Saúde, permitindo os participantes estruturar e justificar iniciativas estratégicas. As fases de execução, monitorização e controlo, e encerramento/avaliação serão abordadas uma futura edição do programa.
Tipologia
Intensivo
Calendário
5, 12 e 19 de maio 2026 |
Horário
21 horas | 09h30 - 17h30
Língua
Português
Regime
Presencial
Coordenadores
Área de formação
Saúde
Desenvolvimento de competências para justificar, definir e planear projetos de forma estruturada e alinhada com os objetivos das organizações de saúde.
Capacidade de transformar necessidades operacionais e clínicas em projetos bem fundamentados e exequíveis.
Domínio de metodologias e boas práticas de gestão de projetos aplicadas a contextos de Saúde.
Melhoria da articulação entre equipas técnicas, clínicas e administrativas através de um planeamento integrado.
Fortalecimento da visão estratégica e da capacidade de priorizar iniciativas com maior impacto nas organizações de saúde.
_ Profissionais na área da saúde que participem ou liderem iniciativas de transformação, inovação e melhoria organizacional.