News | Iscte Executive Education

Sem engenharia, continuaremos a somar tragédias!

Written by Iscte Executive Education_ | Feb 13, 2026 10:39:13 AM

Com engenharia, poderíamos prevenir, proteger, organizar e reconstruir melhor. E aprenderíamos rápido que só há uma forma de atuação: centralizada, em comando único.


"A sucessão ainda recente (e espero que na memória de todos) de fogos florestais, nos Verões, e agora das calamidades de Inverno, provocadas por depressões batizadas com nomes irritantes , Francis, Goretti, Harry, Ingrid, Joseph, Kristin (a mais destruidora), Leonardo e Marta , deixou um rasto que não se mede apenas em hectares ardidos, casas e empresas destruídas ou infraestruturas danificadas. Mede-se em vidas estragadas, em territórios fragilizados e numa repetição reiterada dos mesmíssimos erros."

"Há algo estruturalmente incorreto na forma como respondemos a catástrofes: a engenharia, e a engenharia que sabe gerir, continua fora da estratégia, do pensamento à ação."

"Temos coragem, entrega, voluntarismo até. Às vezes demais. Nestas alturas os autarcas andam no terreno, os bombeiros ficam exaustos, os militares estão mobilizados, a proteção civil dá um ar da sua graça, os cidadãos ajudam como podem (e muitos a fazê-lo com riscos inaceitáveis, caindo de telhados, trabalhando sem segurança, pagando com hospitalizações ou com a vida) e tudo isto, obviamente, merece máximo respeito. Mas a boa vontade não substitui conhecimento. Ajuda não é trabalho. Ajuda não é profissionalismo. Podemos e devemos ajudar. Mas faz falta mais. É como num hospital. Podemos e devemos fazer voluntariado, mas o voluntário não substitui o enfermeiro ou o médico."

- Consulte o artigo completo no Observador