News | Iscte Executive Education

Quando faltam líderes, sobram chinelos!

Written by Iscte Executive Education_ | Jan 21, 2026 1:28:44 PM

Quando uma empresa pede aos colaboradores para tirarem os sapatos à entrada, pondo chinelos, não está a inovar. Está a sinalizar uma outra realidade: a perda total de foco. E também a perder o juízo.


"Sim porque há uma nova moda, extensão da sala ou de casa, que oferece conforto aos pés dos colaboradores e lhe fornece chinelos para o escritório. Isto pode parecer uma coisa engraçada, pode dar-se um riso à conta disto mas, no fundo, o que se passa é apenas mais uma daquelas estupidezes sem quartel."

"O problema nunca foi a transposição de casa para o trabalho, ou do conforto de casa para o trabalho. O problema nunca foram os sapatos. O problema é a ilusão de que conforto cria cultura e de que informalidade substitui a liderança. Conforto não cria cultura e informalidade não substitui liderança nem cria necessariamente proximidade."

"Um escritório não é uma sala de estar nem uma suite. É um espaço de responsabilidade, de decisão e de criação de valor. Quando se começa a confundir ambiente profissional com espaço doméstico, dilui-se a exigência, relativiza-se o compromisso e normaliza-se a ausência de rigor. Dir-se-á: bom, mas cultura é, também, feita de rituais. Claro que sim. Mas de rituais que tenham sentido. Promover os bons a heróis, comemorar resultados, elevar e/ou remunerar o cumprimento, enobrecer quem traz resultados, promover conversas sem agenda para criar alinhamento, entre muitos outros, podem ser rituais." reforça José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education

- Consulte o artigo completo na Link to Leaders