News | Iscte Executive Education

Andas sempre a dizer “sou uma pessoa de pessoas”?

Written by Iscte Executive Education_ | Apr 7, 2025 10:27:09 AM

Tens mesmo disponibilidade ou apenas abres a porta do gabinete para dares sinal de que, pronto, a porta até está aberta!

Tenho feito um exercício despudorado de desconstrução, de mim para comigo, do que são as pessoas que se autointitulam “pessoas de pessoas”. Sim porque eu “sou uma pessoa de pessoas”. És? É interessante ver e ouvir o uso da expressão nas mais diversas ocasiões e contextos. 

Desconstruir a expressão implica olhar para alguém – e olhares para ti próprio – e procurares perceber alguns dos traços da sua – ou da tua – personalidade. Quem diz isto com frequência quer palco. Nada de mal nisto. O pior é que há uma diferença gigante entre palco e efetividade, entre popularidade e profundidade. A conexão com pessoas não é matéria de palco e é preciso toda a atenção para detetar a superficialidade da expressão. Precisas desse caminho, do caminho de dizer e dizer e dizer (para gerires a tua consciência, talvez?) ou preferes o caminho da ação? Muitas pessoas passaram a usar a expressão. Muitas mesmo. Estás entre elas? Bem? Talvez mal. Já alguma vez te perguntaste se, de facto, és uma pessoa de pessoas ou se usas a expressão porque sim, porque está na moda, porque está alinhada com a onda onde o mainstream quer estar? reforça José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education.

- Consulte o artigo completo no Observador