News | Iscte Executive Education

A IA não “pensa”: nós é que estamos a deixar de pensar!

Written by Iscte Executive Education_ | Nov 4, 2025 10:34:19 AM

O ensino executivo vive uma transformação profunda. A inteligência artificial já não é uma curiosidade de nicho; é uma linguagem universal, que entrou nas salas de aula, nas avaliações e nas práticas de ensino.

"Liderar sempre foi um ato de antecipação e de responsabilidade. De compreensão do que está para vir e de transformação dessa prospetiva, estruturada, em oportunidade. Liderar é, atualmente, também aprender a fazê-lo em conjunto com a tecnologia, sem nunca abdicar de uma dimensão humana efetiva. O desafio das escolas de gestão é precisamente este: formar líderes humanos num mundo cada vez menos humano e cada vez mais tecnológico e com cada vez mais ruído. Onde os paradoxos são vários: humano versus artificial, próximo versus remoto, empático versus orientado a resultados."

"Na recente reunião da AMBA - Association of MBA - para as universidades do sul da Europa - Espanha, Itália e Portugal -, onde o Iscte Executive Education esteve presente, debateu-se com intensidade o futuro do ensino executivo e os dilemas que o atravessam. Falou-se de formatos híbridos e online, de novos públicos, da mudança nas expectativas de aprendizagem, na redução progressiva da procura presencial. Mas o verdadeiro tema, concluo eu, não é tecnológico, per se: é de liderança. Orientar executivos (quiçá ensiná-los) é, antes de tudo, liderar líderes e, isso, exige proximidade - física, intelectual e emocional."

"O ensino executivo vive uma transformação profunda. A inteligência artificial já não é uma curiosidade de nicho; é uma linguagem universal, que entrou nas salas de aula, nas avaliações e nas práticas de ensino. Está presente nos programas e, inevitavelmente, nas decisões dos participantes. Mas se não for bem enquadrada, corre o risco de criar passividade: participantes espectadores de algoritmos e "outputs" e não protagonistas do seu raciocínio. Ora é preciso liderar este movimento de oposição à passividade. De construção de pessoas capazes de raciocinar." reforça José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education

- Consulte o artigo completo no Jornal de Negócios